PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG

Serviços

ANATOMIA PATOLÓGICA

O Laboratório de Anatomia Patológica do Santo Agostinho Hospital Veterinário realiza exames de Histopatologia, Citopatologia e Necropsia.

A Anatomia Patológica dá importantes subsídios para diagnósticos de  doenças de  qualquer tecido ou órgão retirados de um indivíduo. Após minucioso exame macro e microscópico, obtém-se uma conclusão diagnóstica que pode orientar o tratamento e auxiliar na definição do prognóstico do paciente.

Exame Citológico

O exame citológico é indicado como um método de diagnóstico rápido, prático, de fácil execução e pouco invasivo. É útil na triagem de lesões de acordo com a origem do processo: inflamatório, degenerativo ou neoplásico. Ao longo dos anos, alguns recursos foram incorporados à prática da citologia, como punções guiadas por ultra-som ou tomografia computadorizada

Exame Hispatológico

O exame histopatológico é precedido da realização de um procedimento cirúrgico, quer uma biópsia incisional, biópsia excisional ou a retirada parcial ou total de um órgão.

A histopatologia consiste na inclusão em parafina  pequenos fragmentos de tecidos biológicos para confecção de um preparado histológico padrão, corado pela técnica de hematoxilina-eosina (H&E). Além da definição de diagnósticos, a avaliação histopatológica também permite a obtenção de outros parâmetros importantes como omo exemplo a avaliação da margem cirúrgica, após exérese de formações neoplásicas.

Necropsia

Necropsia é o exame criterioso de todos os órgãos e tecidos de um animal morto, podendo confirmar, refutar, esclarecer, modificar ou estabelecer um diagnóstico. Por vezes, a necropsia é a única forma de se chegar a um diagnóstico conclusivo.

REPRODUÇÃO ANIMAL

Inúmeras situações no sistema reprodutor de cães e gatos exigem intervenção e orientação de Médicos Veterinários especialistas em Reprodução Animal.

Muitos proprietários querem evitar a reprodução de seus animais e buscam orientação sobre o momento ideal para a realização de procedimentos contraceptivos com seus benefícios e limitações. Em contra partida, outros proprietários procuram oferecer aos seus animais condições adequadas para que reproduzam, seja por motivos afetivos ou comerciais.

Os Médicos Veterinários especializados em reprodução animal oferecem opções para o cuidado nas duas direções, oferecendo procedimentos seguros para contracepção ou para cruzamentos naturais ou através de inseminação artificial, com gestações acompanhadas e ninhadas saudáveis.

Outro aspecto se relaciona com as afecções do sistema reprodutor dos animais, machos ou fêmeas, nas diferentes fases de sua vida. Em muitos momentos ocorre interlocução entre especialistas, como clínicos, oncologistas, endocrinologistas, infectologistas, cirurgiões, patologistas clínicos, entre outros, para o diagnostico etiológico das diferentes moléstias do sistema reprodutor.

Todo esse conjunto de medidas, métodos de diagnostico e interlocução profissional estão presentes no SANTO AGOSTINHO Hospital Veterinário para a devida assistência àqueles animais que necessitam de intervenções em seu aparelho reprodutor.

BANCO DE SANGUE

A Hemoterapia Veterinária é um procedimento emergencial que auxilia no tratamento de inúmeras enfermidades graves, através da utilização de sangue total e de seus hemocomponentes. Também conhecida como terapia transfusional, essa prática interage com diversas outras especialidades veterinárias e visa corrigir temporariamente algum distúrbio hematológico severo.

Por muitas vezes, devido à carência de doadores e à demora na transfusão, inúmeros animais não resistem vindo a óbito. Outros contraem uma série de doenças infectocontagiosas durante a transfusão por não se saber ao certo a origem e a procedência do doador e por não serem realizados exames prévios e indispensáveis no animal doador.

O SANTO AGOSTINHO Hospital Veterinário com seu banco de sangue veterinário, pioneiro no estado de Minas Gerais, tem a proposta de ajudar a salvar vidas de animais em situações emergenciais, permitindo o fácil acesso ao sangue total e seus derivados, com alta qualidade e máxima segurança, auxiliando os médicos veterinários com as técnicas e protocolos para a realização de uma transfusão sanguínea segura.

Você pode conferir nossa matéria sobre tipagem sanguínea de cães e gatos.