Serviços
O Laboratório de Anatomia Patológica do Santo Agostinho Hospital Veterinário realiza exames de Histopatologia, Citopatologia e Necropsia.
A Anatomia Patológica dá importantes subsídios para diagnósticos de doenças de qualquer tecido ou órgão retirados de um indivíduo. Após minucioso exame macro e microscópico, obtém-se uma conclusão diagnóstica que pode orientar o tratamento e auxiliar na definição do prognóstico do paciente.
Exame Citológico
O exame citológico é indicado como um método de diagnóstico rápido, prático, de fácil execução e pouco invasivo. É útil na triagem de lesões de acordo com a origem do processo: inflamatório, degenerativo ou neoplásico. Ao longo dos anos, alguns recursos foram incorporados à prática da citologia, como punções guiadas por ultra-som ou tomografia computadorizada
Exame Hispatológico
O exame histopatológico é precedido da realização de um procedimento cirúrgico, quer uma biópsia incisional, biópsia excisional ou a retirada parcial ou total de um órgão.
A histopatologia consiste na inclusão em parafina pequenos fragmentos de tecidos biológicos para confecção de um preparado histológico padrão, corado pela técnica de hematoxilina-eosina (H&E). Além da definição de diagnósticos, a avaliação histopatológica também permite a obtenção de outros parâmetros importantes como omo exemplo a avaliação da margem cirúrgica, após exérese de formações neoplásicas.
Necropsia
Necropsia é o exame criterioso de todos os órgãos e tecidos de um animal morto, podendo confirmar, refutar, esclarecer, modificar ou estabelecer um diagnóstico. Por vezes, a necropsia é a única forma de se chegar a um diagnóstico conclusivo.
A pneumologia veterinária é uma especialidade que cuida das doenças do trato respiratório dos animais.
A Hemoterapia Veterinária é um procedimento emergencial que auxilia no tratamento de inúmeras enfermidades graves, através da utilização de sangue total e de seus hemocomponentes. Também conhecida como terapia transfusional, essa prática interage com diversas outras especialidades veterinárias e visa corrigir temporariamente algum distúrbio hematológico severo.
Por muitas vezes, devido à carência de doadores e à demora na transfusão, inúmeros animais não resistem vindo a óbito. Outros contraem uma série de doenças infectocontagiosas durante a transfusão por não se saber ao certo a origem e a procedência do doador e por não serem realizados exames prévios e indispensáveis no animal doador.
O SANTO AGOSTINHO Hospital Veterinário com seu banco de sangue veterinário, pioneiro no estado de Minas Gerais, tem a proposta de ajudar a salvar vidas de animais em situações emergenciais, permitindo o fácil acesso ao sangue total e seus derivados, com alta qualidade e máxima segurança, auxiliando os médicos veterinários com as técnicas e protocolos para a realização de uma transfusão sanguínea segura.
Você pode conferir nossa matéria sobre tipagem sanguínea de cães e gatos.