PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dr. Fernando

Lesões de córnea nos animais

As lesões de córnea são muito comuns em animais. Mesmo na forma branda, deve se tratada imediatamente. Caso o contrário poderá evoluir em profundidade, danificando a visão do animal. As lesões podem ser: 

  • Superficiais 

ceratite%20superficial%201.jpg  CERATITE%20SUPERFICIAL%201%20para%20site

  • Estromais mais profundas pedendo ser necessário  intervenção cirúrgica;

DECEMETOCELE%20PEQUENA%20EDIT.jpg  ENXERTO%20CONJUNTIVAL%20PEQUENO.jpg

 

  • Decemetocele: urgência ocular, deve ser tratada com cirurgia imediatamente.  

decemetocele-1A(1).jpg  decemetocele-2a(1).jpg  decemetocele-3.jpg  decemetocele-4.jpg  decemetocele-5.jpg  decemetocele-6.jpg  decemetocele-7.jpg

A córnea é um delicado e importante tecido localizado na parte anterior do globo ocular. É a primeira passagem da luz que chega aos olhos e é responsável por formar as imagens. 
 
As lesões podem ser provocadas por acidentes caseiros, como colisões e traumas; como evolução da ceratoconjuntivite seca; decorrência de diabetes, infecções ou mesmo por alterações nos cílios e nas pálpebras; exposição a produtos químicos. É mais comum em animais de rosto achatado (braquicefálico). 

Portanto, fique de olho: se seu animal está coçando os olhos em excesso; com muita secreção na região, consulte o veterinário. 
Muitas vezes tratada como um machucado que cicatriza naturalmente, as lesões de córnea pode evoluir perigosamente. Se não for tratada, a córnea pode sofrer maior perfuração, levando à endoftalmite, infecção generalizada no olho, e até à cegueira.

ulcera%20de%20crnea%20com%20perfurao%20e   DECEMETOCELE%20%20PERFURAO%20%20HIPPIO%2


O diagnóstico envolve a aplicacão da fluoresceína, que detecta a área da córnea lesionada e a biomicroscopia, método que identifica a profundidade da úlcera. 

A cirurgia é o procedimento indicado para lesões mais profundas. Quadros mais simples são tratados com colírios antibióticos e aplicação de lágrimas artificiais. Durante o período de recuperação, são recomendados colar elizabetano, anti-inflamatórios e alcalóides para diminuição da dor.

Quer saber mais? O Hospital Santo Agostinho e o Portal Convite à Saúde trabalham juntos para levar para você informações importantes. Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu pet. Nossos veterinários têm muito para contribuir. Acesse o Instagram do Saúde do Animal de saiba mais.