PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dr. Luiz Telles

Tumor de mama: entenda

O tumor de mama é um dos tipos de câncer mais comuns em animais de todas as raças e idades, principalmente em fêmeas. É maligno em 85% dos casos e tem alto grau de metástase, migração do tumor por outras partes do corpo. Portanto, se o diagnóstico acontece em estágio avançado da doença, sua cura total é praticamente impossível.  

A castração é conhecida como a principal forma de prevenção da doença, porém, é importante que ocorra no momento certo. Se muito cedo, antes do primeiro cio do animal, pode afetar seu desenvolvimento; se feita após o terceiro cio, muito tarde, não apresenta nenhum efeito sobre a prevenção ao tumor. A medida é indicada para o período entre o segundo e terceiro cios, apresentando maior eficácia. O uso de anticoncepcionais também pode levar ao desequilíbrio hormonal, propiciando o surgimento do tumor. 

Além de fatores hormonais, a doença pode ser associada também à idade avançada e à obesidade, por isso o cuidado com a dieta do cão é importantíssima como prevenção. É marcada pelo aparecimento de nódulos no abdômen que podem crescer rapidamente em pouco tempo. Outros sinais são perda de apetite, inchaço na região das mamas, febre e abatimento.

A apalpação, fundamental para o diagnóstico precoce, está à mão do dono: prático e fácil é um método que deve ser realizado periodicamente. Quanto menor o nódulo detectado, maiores as chances de sucesso na retirada cirúrgica do tumor e no tratamento para eliminação da doença. 

Para o diagnóstico, é retirado um pedaço do nódulo para biópsia e avaliação do tipo de tumor.

O tratamento mais adotado é a intervenção cirúrgica. Se realizada já em estágios mais avançados da doença, pode exigir a retirada também das mamas e até dos ovários e útero. A recuperação leva cerca de duas semanas.

Quer saber mais? O Hospital Santo Agostinho e o Portal Convite à Saúde trabalham juntos para levar para você informações importantes. Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu pet. Nossos veterinários têm muito para contribuir. Acesse o Instagram do Saúde do Animal de saiba mais.