PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG

Sua casa pode ter vários perigos para seu bicho de estimação

Decoração, limpeza, alimentação e tudo mais: fique atento! Sua casa pode ter perigos para a saúde do seu próprio animal de estimação. Onde você menos imagina. 

O ideal é levar em consideração não só os humanos, mas também os animais que moram na casa, nas compras e na organização. 

Colisões, choques e principalmente intoxicação e envenenamento estão entre os problemas mais comuns causados por negligências domésticas. As consequências vão de vômitos, diarreias e convulsões até deficiências no cérebro, intestino e pulmão, cegueira e morte! Fique ligado:

  • Comida: jamais compartilhe a sua com seus pets. O organismo de cães e gatos reage mal a diversos alimentos consumidos por nós, como chocolate, uvas e passas, sementes de maçã, pêssego e cereja, cebola e alho.
  • Faxina: lembre-se que eles andam descalços, deitam, rolam no chão, cheiram e lambem de tudo! Desinfetantes e familiares químicos podem ser muito nocivos! Já pensou em adotar produtos de limpeza de preparo natural?
  • Lixo: descarte fora do alcance dos animais, mesmo se seu bichinho não for daqueles que adoram remexer lixeiras.
  • Controle de pragas: dedetização e produtos que matam insetos são extremamente venenosos para insetos, ratos e também cães e gatos! Inseticidas e raticidas podem atacar os sistemas nervoso, cardíaco, respiratório e até matar. Se for aplicar produtos do tipo, leve seus animais para outro espaço, até que o cheiro cesse completamente. 
  • Tomadas e fios elétricos: não são apenas crianças as vítimas. Proteja seus pets desse perigo. 
  •  Medicamentos: devem ser trancados fora do acesso dos animais.
  •  Objetos muito pequenos e pontiagudos, se engolidos, também apresentam grande ameaça.
  • Plantas: seu jardim também pode ser um perigo. Lírios, azaleias, tulipas, crisântemos, espadas de São Jorge são alguns dos vegetais comuns em vários quintais que podem ser altamente tóxicos para cães e gatos. 

Em caso de acidente ou intoxicação, não tente medicar seu animal em casa. Procure imediatamente atendimento veterinário.

Quer saber mais? O Hospital Santo Agostinho e o Portal Convite à Saúde trabalham juntos para levar para você informações importantes. Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu pet. Nossos veterinários têm muito para contribuir. Acesse o Instagram do Saúde do Animal de saiba mais.