PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG

QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE OS PÁSSAROS PODEM TRANSMITIR PARA OS HUMANOS?

As aves podem transmitir algumas doenças aos humanos, que são as zoonoses. Ao comprar uma ave, é essencial saber a sua origem. A grande maioria dos casos de zoonoses transmitidas de aves para humanos têm relação com o manejo inadequado no criatório ou mesmo no estabelecimento comercial onde ela foi adquirida: a ave já vai para a sua casa como portadora de um microorganismo potencialmente perigoso!

Doenças como a ornitose, que é a uma principais doenças transmitidas pelas aves domésticas, podem ser transmitida por qualquer espécie doméstica de ave: periquitos, araras e até mesmo galinhas.
Bactérias como algumas das espécies de Salmonellas e a Escherichia coli podem ser transmitidas pelas aves através de suas fezes. Ao contaminar o humano, irá causar problemas intestinais e diarreias. Por isso, depois de mexer com sua ave ou na gaiola é importante sempre lavar as mãos!

Existem algumas zoonoses causadas por fungos, chamadas de histoplasmose e criptococose. Essas são transmitidas pelos pombos para humanos e outras aves. Causam um quadro de pneumonia atípico e crônico, que exige tratamento médico, normalmente por um tempo bastante longo.
Crianças, idosos e pessoas que estão com o seu sistema imunológico comprometido devem ter atenção redobrada ao lidar diretamente com aves!
Para evitar essas doenças em seu lar, é primordial adquirir aves em criatórios adotem as boas práticas de higiene e manejo, o que inclui a vacinação e garantia de que os reprodutores não são portadores de potenciais causadores de doenças infecciosas.
Mantenha sempre limpo o local onde sua ave fica. Não deixe as fezes e penas acumularem. Mantenha os comedouros, bebedouros e poleiros limpos diariamente. Essas atitudes são cruciais para a boa saúde da ave e a sua também!