PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dr. Benjamim

Medicamentos tóxicos

Medicamentos podem ser muito perigosos para os animais, mesmo aqueles remédios prescritos para os próprios. A intoxicação é um problema grave, que pode trazer sequelas irreversíveis ou até matar. E o pior, é causada em sua quase totalidade por descuido dos próprios donos. 

Confira os efeitos causados pela intoxicação por alguns medicamentos bastante comuns: 

  • Aspirina, Doril, Melhoral, Paracetamol, Tylenol, Ibuprofeno e Cetoprofeno, Carprofeno: apatia, perda de apetite, vômito e fezes.
  • Dramim, Bromexina: salivação, lágrimas e secreção em excesso, hipo ou hipertensão, bradi ou taquicardia, desorientação, hiperglicemia, constipação, diarreia.
  • Benzodiazepinicos: taquicardia, retenção urinária, queda de pressão arterial, hipertermia, convulsões, edema pulmonar e morte.
  • Ivermectina: depressão, ataxia, aumento da pupila, insônia, agressividade, cegueira, coma e morte.
  • Ciclofosfamida: anorexia, náusea, anemia, infecções, queda de pelo.

Em caso de intoxicação, o dono não deve tentar nada em casa e sim levar com emergência o animal ao atendimento veterinário. No tratamento, é aplicada a indução do vômito a depender da quantidade e tempo de ingestão. A lavagem gástrica contribui para a limpeza do estômago do paciente. Podem ser aplicadas ainda substâncias que impedem que o organismo do animal absorva a droga. Diuréticos aumentam a micção do paciente, eliminando a presença de substâncias tóxicas. Desintoxicantes e anticonvulsionantes também auxiliam na recuperação do animal. 

Uma situação não rara é a aplicação de remédios para humanos em animais, por seus donos. Tal atitude é totalmente proibida, para o bem do seu amigo! Se seu cão ou gato está sendo tratado um remédio, aplique-o na frequência e quantidade indicadas pelo veterinário. 

Outra questão essencial para o controle da saúde do seu bichinho é se informar corretamente sobre seu histórico clínico, suas predisposições raciais, alimentação, ambiente e rotina ideais, suas intolerâncias e demais fatores. Tudo isso possível através de um monitoramento regular com o veterinário.

Quer saber mais? O Hospital Santo Agostinho e o Portal Convite à Saúde trabalham juntos para levar para você informações importantes. Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu pet. Nossos veterinários têm muito para contribuir. Acesse o Instagram do Saúde do Animal de saiba mais.