Lesões de córnea nos animais
As lesões de córnea são muito comuns em animais. Mesmo na forma branda, deve se tratada imediatamente. Caso o contrário poderá evoluir em profundidade, danificando a visão do animal. As lesões podem ser:
- Superficiais
- Estromais mais profundas pedendo ser necessário intervenção cirúrgica;
- Decemetocele: urgência ocular, deve ser tratada com cirurgia imediatamente.
A córnea é um delicado e importante tecido localizado na parte anterior do globo ocular. É a primeira passagem da luz que chega aos olhos e é responsável por formar as imagens.
As lesões podem ser provocadas por acidentes caseiros, como colisões e traumas; como evolução da ceratoconjuntivite seca; decorrência de diabetes, infecções ou mesmo por alterações nos cílios e nas pálpebras; exposição a produtos químicos. É mais comum em animais de rosto achatado (braquicefálico).
Portanto, se seu animal está coçando os olhos em excesso; com muita secreção na região, consulte o veterinário.
Muitas vezes as lesões de córnea pode evoluir perigosamente. Se não for tratada, a córnea pode sofrer perfuração, levando à endoftalmite, infecção generalizada no olho(panoftalmite), à cegueira e até a perda do globo ocular.
O diagnóstico envolve a aplicacão da fluoresceína, que detecta a área da córnea lesionada e a biomicroscopia, método que identifica a profundidade da úlcera.
A cirurgia é o procedimento indicado para lesões mais profundas. Quadros mais simples são tratados com colírios antibióticos e aplicação de lágrimas artificiais. Durante o período de recuperação, são recomendados colar elizabetano, anti-inflamatórios e alcalóides para diminuição da dor.
Quer saber mais? O Hospital Santo Agostinho e o Portal Convite à Saúde trabalham juntos para levar para você informações importantes. Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu pet. Nossos veterinários têm muito para contribuir. Acesse o Instagram do Saúde do Animal de saiba mais.