PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dr. Benjamim

Intoxicação Alimentar

A intoxicação alimentar é um problema real e presente na vida de animais domésticos, principalmente nas casas em que os tutores costumam compartilhar sua comida com os cães. Ou seja, é causado por negligência e pode ser totalmente evitado. A ração consumida pelo seu animal também deve ser alvo de atenção.

O organismo do animal absorve alimentos mais lentamente. Então, além dos ingredientes, a quantidade de comida ingerida pode levar a problemas. Os alimentos mais perigosos são:

  • Chocolate, café e guaraná: contém teobromina, que ataca a pressão arterial e no sistema nervoso central. Entre os sinais, estão arritmia e convulsões.
  • Alho e cebola: consumidos em grandes quantidades, oxidam os glóbulos vermelhos, causando anemia, hemorragia e levando à morte.
  • Abacate: causa problemas gastrointestinais.
  • Alimentos gordurosos: atingem o pâncreas, podendo produzir pancreatite, inflamação fatal.
  • Batata e tomate: crus e em grande quantidade, pode atacar o intestino e o sistema nervoso.

 

Os sinais são diversos: saliva em excesso, pupila dilatada, diarreia, convulsões e falta de ar, vômito, febre, hemorragia.

Diante de intoxicação, o ideal é levar o animal para atendimento veterinário imediato! Se seu cão ou gato apresentar algum desses sinais jamais tente alguma solução caseira.

Casos de emergência costumam ser tratados com lavagem estomacal, mas cada situação requer um tratamento específico. Após limpeza do organismo e controle dos alívios, pode ser prescrito um tratamento adequado para o estado do animal.

O ideal é que seja adotada uma dieta específica, se possível, com consulta de um nutricionista.

Importante também observar o ambiente de convívio do seu amigo, manter a higiene em dia e claro, proporcionar a ele a alimentação adequada, com base na sua raça, porte e idade. E lembre-se: dar comida consumida por humanos para seu animal parece inofensivo, mas é extremamente perigoso.

Quer saber mais? O Hospital Santo Agostinho e o Portal Convite à Saúde trabalham juntos para levar para você informações importantes. Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu pet. Nossos veterinários têm muito para contribuir. Acesse o Instagram do Saúde do Animal de saiba mais.