Infecção urinária
As infecções urinárias incomodam os animais tanto quanto incomodam os seres humanos.
Os sinais mais comuns que devem ser observados são:
- Manifestação de dor ao urinar. Eles podem chorar, gritar ou emitir pequenos grunhidos.
- Urinar várias vezes em pequena quantidade.
- Urinar fora do local de costume.
- Urina com odor forte e desagradável.
- Ausência de apetite.
- Prostração.
- Presença de sangue na urina - hematúria
A prostração é o principal motivo que os tutores observam e levam ao médico veterinário. Caso qualquer um desses sinais seja percebido, é necessário que ele passe por uma consulta para a realização de exames, que podem diagnosticar a doença.
Causas
A infecção urinária é mais comum em cadelas, que têm a uretra mais curta e larga, facilitando a entrada de bactérias. Elas também urinam menos que os cães machos, que por outro lado são mais predispostos a obstrução uretral.
A bexiga armazena a urina, que é produzida pelos rins e é levada até a bexiga pelos ureteres. Na micção, os músculos da bexiga do animal se contraem e a urina é eliminada pela uretra. Com a infecção, o animal sente dor, tanto ao fazer o movimento muscular na bexiga, quanto no momento em que a urina passa pela uretra.
As principais causas da infecção urinária
- Cálculos (urólitos): A formação de cálculos, que são compostos de material cristalino, se desenvolvem quando a urina do animal fica superconcentrada de substâncias cristalogênicas, seja por elevados níveis de cálcio, oxalato e ácido úrico.
- Hiperplasia prostática benigna: Mais comum em animais idosos e não castrados. Trata-se do aumento da próstata, glândula localizada abaixo do reto e ao redor da uretra, responsável por produzir hormônios sexuais e componentes que mantêm a viabilidade reprodutiva do sêmen.
- Prostatite: Infecção da próstata que incide principalmente sobre animais mais velhos e não castrados.
- Diabetes.
- Tumores de vias urinárias.
- Contaminação das vias urinárias devido a alguma doença de base: Como Escherichia coli, taphylococcus, Proteus, Enterococcus, Klebsiella, Streptococcus, Enterobacter, Chlamydia e Pseudomonas, fungos, vermes, vírus e parasitas.
Vaginite: inflamação da vagina, alteração pouco comum, associada à imunidade do animal ou irritação química. É mais frequente em cadelas castradas ou intactas sexualmente.
Prevenção
- Estimulo a consumo de água. Manter a água sempre fresca e com várias vasilhas espalhadas pela casa. Gatos tem preferência por água corrente.
- Caminhadas diárias é um estímulo para a micção e levar água para ele sempre que sair para caminhar.
- Manter a higiene com banhos regulares, limpeza do ambiente e controle de mosquitos e pragas.
- Realizar check up anualmente incluindo o ultrassom abdominal.
- Solicitar ao veterinário orientação da dieta para controle da formação de cálculos urinários, principalmente em gatos.
Complicações das infecções urinárias
- As infecções urinárias pode evoluir caso não seja tratada adequadamente levado a pielonefrite e consequentemente a insuficiência renal.
- Septsemia: infecção generalizada levando até à óbito.
Diagnóstico
- Ultrassom abdominal para avaliar o sistema urinário.
- Coleta e exame de urina para avaliar a função renal e outras alterações.
- Cultura com antibiograma que avalia o tipo de microorganismo presente e qual o medicamento é eficaz para o tratamento.
Tratamento
Dependendo da causa, o tratamento da infecção urinária acontece, na maioria dos casos, através da administração de antibióticos. A quantidade e o tempo de a duração variam de acordo com o tipo de infecção e do microrganismo. Quando necessário utiliza-se também analgésicos e anti-inflamatórios.
Observar a urina e o controlar da ingestão de água do animal e manter a higiene, são ações simples que podem contribuir para a saúde dele, entretanto, consultar o veterinário regularmente é fundamental.