PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dra. M.de Lourdes

HEMOPARASITAS: OS PETS CORREM PERIGO !

As hemoparasitoses são doenças de alta incidência na rotina clínica e trata-se de infecções causadas por bactérias ou protozoários que, obrigatoriamente, vivem dentro das células sanguíneas de cães ou de gatos. Bastante conhecida e popularmente denominada Doença do carrapato, as hemoparasitoses podem acometer tanto a espécie canina quanto a felina (dentre os animais de companhia), ainda é motivo de muitas dúvidas e preocupação por parte dos tutores, devido à falta ou difícil acesso às informações sobre a forma de prevenção, contaminação e tratamento das doenças .Os principais agentes causadores das hemoparasitoses em animais de companhia são Babesia canis e Erlichia canis que são hemoparasitas de cães e o Mycoplasma haemofilis, um hemoparasita de gatos . Transmitidas biologicamente pela picada de artrópodes hematófagos(carrapatos), principalmente pelo Rhipicephalus sanguineus, e pelos gêneros Amblyomma e Anocentor, que também possuem importância no ciclo de algumas destas doenças

A incidência das hemoparasitoses vem aumentando significativamente nos últimos anos, em todas as regiões do Brasil. O tratamento é simples, e consiste na administração de antibióticos; sendo a doxiciclina o antibiótico de escolha. Infelizmente muitas vezes, a falta de um diagnóstico precoce pode acarretar doença bem severa, com quadros anêmicos graves com necessidade de transfusão sanguínea.

 Agulhas, instrumentais e até sangues contaminados, podem contribuir para a disseminação da doença, por isso os procedimentos  de coleta e transfusões sanguíneas devem ser realizados com hemocomponentes de procedência sabidamente conhecida, produzidos dentro das boas práticas hemoterápicas e oriundos de doadores saudáveis.

A prevenção, assim como o diagnóstico precoce das doenças é fundamental para a recuperação e cura dos animais afetados. As medidas de higienização do animal e do ambiente contribuem para o controle dos parasitas, sendo importantes: a adoção de banhos regulares, com a utilização de produtos veterinários carrapaticidas como sabonetes, xampus, coleiras especiais. Esta é uma ocasião que propicia uma melhor inspeção do corpo do animal. A tosa de animais de pelos longos em períodos de muito calor pode facilitar o controle de parasitas.

Tendo em vista o aumento do número de casos da doença, é importante que os profissionais e pesquisadores desenvolvam trabalhos, no sentido de um maior e mais efetivo controle das hemoparasitoses, principalmente, no que se refere ao vetor transmissor e ao diagnóstico precoce, assim como na descoberta de um método de imunização, objetivando facilitar a promoção da saúde animal.