PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dra. Mariana Reis

Dieta caseira cozida para cães

 

Há mais de 100.000 anos, arqueólogos encontraram sítios com ossadas humanas e restos de canídeos, que tinham a morfologia semelhante a um lobo. Com a evolução das duas espécies já em convívio próximo, houve mudanças ao longo das gerações dos lobos, tanto anatômicas, como a diminuição de sua estatura, quanto a seus hábitos alimentares, onde adequaram-se a uma dieta onívora, por exemplo. Havia uma relação mútua de proteção, por parte dos canídeos, e oferta de alimentos, caracterizada pelas sobras das caças dos humanos.

Atualmente, a nutrição vem assumindo grande importância na medicina de cães e gatos como meio de prevenir doenças e promover a longevidade destes animais. Há muitas pesquisas já realizadas e em desenvolvimento acerca do assunto. Além disso, tem sido bastante falado sobre o uso de dieta caseira para os cães, porém deve-se ter cuidado na substituição de um alimento comercial completo (ração) por esta opção. A dieta caseira trata-se de um alimento preparado exclusivamente para o animal, não deve ser entendida como sobra da refeição humana.

A prescrição de uma dieta, principalmente a formulação de uma dieta caseira, deve ser realizada por um profissional capacitado de modo a evitar excessos ou deficiências que possam causar alguns prejuízos à saúde do animal, tendo em vista as necessidades nutricionais estabelecidas para a espécie, bem como o conhecimento acerca dos alimentos e nutracêuticos que deverão ser utilizados.

A individualização da dieta, de acordo com a necessidade específica de cada paciente, levando em consideração fatores como idade, histórico clínico/laboratorial, nível de atividade, classificação do escore corporal, dentre outros, é um diferencial importante na promoção da saúde dos cães. Desse modo, um atendimento especializado é capaz de adequar a alimentação promovendo uma maior qualidade de vida.

A dieta caseira possui alta palatabilidade, alto teor de umidade e sua formulação pode ser melhor adaptada, buscando trabalhar no manejo de mais de uma doença associada, quando presente, em comparação com uma dieta comercial.

Já foram descritos inúmeros benefícios em diversos tipos de doenças em cães, como em pacientes nefropatas, cardiopatas, hepatopatas, em casos de doença inflamatória intestinal e outras alterações gastroentéricas, pacientes oncológicos, alterações dermatológicas, alterações neurológicas, obesidade, urolitíases, além de ser benéfica também ao cão adulto saudável e ao idoso.

Não há contraindicação para o uso da dieta caseira, desde que seja formulada e balanceada adequadamente. Porém, deverá haver disponibilidade e compromisso por parte do proprietário. O ideal é que todos os alimentos sejam cozidos separadamente, para evitar perdas nutricionais devido a diferença no tempo de cozimento de cada um. A dieta deve ser pesada com auxílio de uma balança de precisão (balança de cozinha), após o cozimento, evitando excessos ou deficiências. Além disso, o uso do suplemento vitamínico e mineral é indispensável para evitar deficiências nutricionais que possam acarretar em prejuízo aos pets.