PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG

COMO EVITAR O TÉDIO DO SEU GATO

Existem muitas evidências de que os gatos que passam suas vidas inteiras dentro de casa vivem muito mais tempo do que os que vivem apenas ao ar livre. Mas manter um gato que fica dentro de casa feliz, assim como saudável significa fornecer mais do que apenas uma boa nutrição e cuidados veterinários regulares – você também deve enriquecer o meio ambiente do seu gatinho. Estimular comportamentos naturais do gato com a caça e brincadeiras de procurar alimento pode fazer maravilhas para o bem-estar do seu companheiro.

Com um pouco de criatividade, você pode manter seu gato estimulado e interessado, mesmo em um pequeno apartamento e com um orçamento limitado. E a boa notícia é que as pesquisas tem mostrado que os brinquedos que são removidos e, em seguida, devolvido depois de várias semanas recupera grande parte da novidade; estenda o seu orçamento alternando os brinquedos do seu gato regularmente. Comece a trabalhar com algumas dessas atividades felinas, mas comece devagar e certifique-se de obter uma aprovação do veterinário do seu gatinho.

MANEIRAS DE ENTRETER SEU GATO EM CASA

A diversão de procurar alimentos
Separe a ração de cada dia em pequenas porções. Coloque as pistas ao redor da casa e, em seguida, jogue alguns pequenos mimos em direções aleatórias. Isso não só incentivará a procura ativa, como também manterá seu gatinho ocupado ao invés de receber seu alimento muito rapidamente.
Agradáveis quebra-cabeças
Atire alguns mimos em uma garrafa quadrada Rubbermaid® e deixe-a no chão com a tampa aberta como um ótimo quebra-cabeças para principiantes.

Qualquer recipiente de plástico com uma tampa fixa pode tornar-se um quebra-cabeça pendurado. Basta cortar duas ou três aberturas ao redor da borda inferior do recipiente e colocar alguns mimos no centro. Amarre um cordão na tampa e pendure este quebra-cabeça na maçaneta. Quando seu gato enjoar, você pode estimular o exercício levantando-o mais.

Pesquisando aromas
Use meias velhas como iscas lavável. Basta marcar a meia com um pouco de perfume, loção hidratante, extrato de baunilha ou mesmo manteiga de amendoim ou colocar uma pitada de especiarias aromáticas dentro e, em seguida, esfregá-la sobre a ração para pegar o cheiro. Espalhe as meias por toda a casa e o seu gato ficará à espreita por horas, encantado com a variedade de fragrâncias. Se você está pressionada pelo tempo, basta marcar uma trilha de aroma com um pouco de queijo e, em seguida, esconder o queijo no final da trilha.

Observação de pássaros
Coloque um alimentador de pássaros com ventosas fora da janela favorita do seu gato. Pássaros com fome irão proporcionar horas de entretenimento. Não coloque o alimentador muito próximo ao chão, pois deixa as aves vulneráveis a ataques de inimigos, e não se esqueça de manter a janela fechada – gatos animados podem empurrar as telas.

Armadilha de rato
Deixe uma bola de pingue-pongue na banheira e veja como seu gato brinca com ela.

Caixa artesanal
Use caixas de papelão como cama, cavernas, túneis e labirintos.

Faça uma caixa brinquedo fixando os pequenos brinquedos com cordas e suspendendo-os no teto de uma caixa grande. Corte janelas de diferentes alturas na caixa.

Adicione um puxão de tigre, uma versão miniatura de um jogo popular entre tigres e chimpanzés. Coloque em ambas extremidades da caixa uma corda ou barbante através de pequenos buracos. Amarre um brinquedo ou um nó de cada lado. Quando o gato puxar de um lado, a outra extremidade misteriosamente aparece. Para vários gatos na famílias, coloque as extremidades em caixas separadas.