PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dr. Fernando

Catarata: perigosa mas reversível

A catarata é uma doença muito comum em cães e gatos. Provoca a opacificação do cristalino dos olhos, impedindo que a retina receba luz e forme imagens. É uma doença reversível, mas progressiva, dividida nos seguintes tipos:

  • incipiente: não afeta a visão;
  • imatura: traz embaçamento à visão;
  • madura: já causa perda parcial ou total da visão;
  • hipermadura: pode levar a inflamação grave ou glaucoma.

Atinge principalmente animais idosos e de raças predispostas geneticamente, como poodle, schnauzer, golden, labrador, cocker e terrier. Porém suas causas também podem estar associadas a doenças de base como diabetes, lesões e inflamações oculares.

O principal sinal da catarata é a alteração da cor dos olhos, que vai ficando azulada ou esbranquiçada aos poucos. Com isso, o animal pode apresentar dificuldade em caminhar, colidindo com objetos ao redor. Se não tratada, a doença pode levar a complicações ou até mesmo a cegueira.

O diagnóstico inicial pode ser feito em um exame simples pelo veterinário. Se for confirmada a catarata, o animal é encaminhado para exames complementares para analisar o estágio da doença e o melhor tratamento.

A seleção do paciente é importante para o sucesso do tratamento. Em diversos episódios, a catarata pode estar associada a doenças de base como uveíte, glaucoma e diabetes, sendo necessário o tratamento direcionado.

A cirurgia é o tratamento mais indicado para a catarata. Apresenta sucesso em 90% a 95% dos casos.

A facoemulsificação é a técnica mais empregada. Consiste na abertura da cápsula anterior do cristalino, através de uma incisão na córnea. A catarata é aspirada e emulsificada. Em cerca de 5% a 10% dos casos o paciente não reage bem à cirurgia, apresentando pouca recuperação visual ou complicações como glaucoma e descolamento de retina.

O pós-operatório inclui medidas como uso de colar e colírios.