PLANTÃO 24H
Av. Amazonas nº 2218, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Dr. Luiz Telles

Câncer em cães

O câncer também é uma triste realidade entre os cães. Conheça os principais tipos e as principais causa da doença:

Tumor de mama: o mais comum. Tem largo índice de metástase. Em grande parte dos casos, o desenvolvimento do tumor de mama está ligado aos fatores hormonais. Por isso, a castração é a forma de prevenção mais indicada. 

Mastocitoma: o tumor de pele mais recorrente entre animais. Surge na forma de nódulos. Pode se espalhar rapidamente por todo o corpo. O tratamento é agressivo, através de quimioterapia, radioterapia e intervenção cirúrgica. 

Linfoma: fatal em pouco tempo. Atinge os gânglios linfáticos, danificando o sistema imunológico do animal. O linfoma não pode ser prevenido e o tratamento objetiva prolongar com qualidade a vida do paciente, diminuindo sinais como dor, apatia e perda de apetite. 

A castração é a principal forma de prevenção, mas é importante atentar para o momento certo. O consenso na medicina veterinária brasileira é que a castração deve ser realizada entre o primeiro e segundo cio, período com maior probabilidade de recuperação e nenhuma consequência negativa no desenvolvimento da cadelinha.

A palpação, feita pelo próprio dono, é uma importante ferramenta para o diagnóstico. Deve ser realizada em qualquer idade do cão. Se identificado precocemente, o câncer pode ser tratado com sucesso. 

Ao contrário do que muito se pensa, a idade não determina o sucesso do tratamento e sim, o histórico clínico do paciente e estágio da doença. Cachorros mais velhos podem, sim, apresentar boas chances de recuperação. 

Fatores ambientais representam a causa de 80% a 90% dos casos de câncer em cães. Isso envolve todo o universo do cão: seu nível de estresse, seus momentos de lazer, sua dieta, o espaço que o cerca, os produtos a que ele é exposto (muitas vezes consumidos pelo dono), sua rotina e realidade têm influência decisiva na sua saúde. Pense nisso!

Quer saber mais? O Hospital Santo Agostinho e o Portal Convite à Saúde trabalham juntos para levar para você informações importantes. Visite a editoria Saúde do Animal e saiba como manter a saúde do seu pet. Nossos veterinários têm muito para contribuir. Acesse o Instagram do Saúde do Animal de saiba mais.